sábado, 23 de março de 2013

A Corujinha Curiosa




Ganhei esse livro por volta dos 7 anos de idade, quando aprendi a ler de verdade! O meu exemplar original dever ter ido para na creche que minha mãe trabalhava, pois ela tinha essa mania de dar tudo que era nosso depois que estávamos crescidinhas. Foi esse o fim da nossa coleção de disquinhos e historinhas da disney e da minha boneca Molenga... mas isso é outra história... para o futuro...

Bem depois de grande senti saudades do meu primeiro livro, então virei os sebos até encontrá-lo. A Corujinha Curiosa foi escrito por Ivan Engler de Almeida, mas infelizmente não consegui achar muita informação sobre ele. Segundo informações que achei no Orkut, onde tem uma Comunidade para ele, o autor nasceu em Bauru, interior de São Paulo e é patrono do espaço de literatura infantil, localizado na Biblioteca Municipal dessa cidade, além de dar seu nome à uma das escolas municipais de Ensino Fundamental em Bauru.

A Corujinha curiosa conta a história de uma família de corujas que viviam numa torre de igreja. O casal de corujas tinha um par de filhotes, Pensativa e Sarita. A primeira era muito quieta e como o nome sugere muito pensativa. Mas a segunda, era extremamente curiosa e perguntadeira. Quando cresceram o suficiente, os pais disseram que elas podiam agora aprender a voar e procurar seu próprio alimento. Elas só saiam a noite porque de dia não enxergavam muito bem. Foi assim que as duas irmãzinhas começaram a conhecer o mundo noturno. Num desses passeios Sarita conheceu uma coruja caburé que tinha vida diurna, por isso dormia a noite, o que ela achou muito estranho.

Algum tempo depois, a igreja onde moram começou a ser demolida para que fosse construído um novo templo e durante as obras os pais das duas corujinhas foram esmagados por um pesado bloco de pedra e as pequenas foram expulsas de seu lar.

Atordoadas com tanta luz foram encontradas por um bando de crianças que começaram a maltratá-las, mas graças a um velho professor que passava no momento elas foram salvas. O professor explicou aos garotos que não deviam fazer isso, e falou sobre as corujas e sua grande utilidade. Os meninos envergonhados pelo ocorrido deixaram as pobres em paz e foram embora. No entanto um dos rapazes, Jorgito, cujo o pai tinha uma ótica, ficou com pena dos animais e resolveu fazer para as duas um par de óculos de sol.

Pensativa logo correu a encontrar um esconderijo escurinha numa gruta e livrar-se o tal óculos que a incomodava. Porém Sarita aproveitou a oportunidade para conhecer o mundo diurno e foi procurar sua amiguinha Caburé. E a partir desse momento ela começa a viver muitas aventuras, junto com sua companheira. E para saber o que acontece e como acaba essa história, vão ler o livro.

Esse livro infantil é uma excelente escolha para qualquer criança que esteja aprendendo a ler e a gostar de ler, pois além de uma história, traz também uma lição de ecologia e respeito as coisas vivas.




Dados do Livro
Título: A Corujinha Curiosa
Autor: Ivan Engler de Almeida
Ilustrações: Gilson Grassi
Número de Página: 45
Editora: Editora do Brasil S/A
Coleção Brasília
Ano: não tenho idéia, mas é de antes de 1980, pois eu nasci em 75 e li esse livro por volta dos 7 anos.
Outros livros do autor:
"O tesouro de Joãozinho"
"O telefone de João de Barro"
"O peixinho sonhador"

6 comentários:

  1. Que legal, parabéns. Sou casado com a neta do sr. Ivan Engler. Abcs, Leandro.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Leandro. Sua esposa deve sentir orgulho do avô escritor. Esse livrinho é fantástico, estou só esperando meus sobrinhos crescerem um pouco mais para ler pra eles. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Interessante meu sobrinho de 7 anos está lendo este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele está gostando? Eu gostei muito quando li há muito tempo atrás...

      Excluir
  4. Olá... Sou filha de Ivan Engler de Almeida... Estou em busca deste livro nos sebos porque infelizmente não são mais editados...
    Abco, Daniele

    ResponderExcluir
  5. Olá!sou filha de Ivan Engler de Almeida! Estou buscando este livro nos sebos pois infelizmente não são mais editados... Fico feliz q tenha gostado do livro... Que ele tenha sido seu primeiro...e que guarde com carinho esta lembrança!!! Abco

    ResponderExcluir