sábado, 23 de março de 2013

A Corujinha Curiosa




Ganhei esse livro por volta dos 7 anos de idade, quando aprendi a ler de verdade! O meu exemplar original dever ter ido para na creche que minha mãe trabalhava, pois ela tinha essa mania de dar tudo que era nosso depois que estávamos crescidinhas. Foi esse o fim da nossa coleção de disquinhos e historinhas da disney e da minha boneca Molenga... mas isso é outra história... para o futuro...

Bem depois de grande senti saudades do meu primeiro livro, então virei os sebos até encontrá-lo. A Corujinha Curiosa foi escrito por Ivan Engler de Almeida, mas infelizmente não consegui achar muita informação sobre ele. Segundo informações que achei no Orkut, onde tem uma Comunidade para ele, o autor nasceu em Bauru, interior de São Paulo e é patrono do espaço de literatura infantil, localizado na Biblioteca Municipal dessa cidade, além de dar seu nome à uma das escolas municipais de Ensino Fundamental em Bauru.

A Corujinha curiosa conta a história de uma família de corujas que viviam numa torre de igreja. O casal de corujas tinha um par de filhotes, Pensativa e Sarita. A primeira era muito quieta e como o nome sugere muito pensativa. Mas a segunda, era extremamente curiosa e perguntadeira. Quando cresceram o suficiente, os pais disseram que elas podiam agora aprender a voar e procurar seu próprio alimento. Elas só saiam a noite porque de dia não enxergavam muito bem. Foi assim que as duas irmãzinhas começaram a conhecer o mundo noturno. Num desses passeios Sarita conheceu uma coruja caburé que tinha vida diurna, por isso dormia a noite, o que ela achou muito estranho.

Algum tempo depois, a igreja onde moram começou a ser demolida para que fosse construído um novo templo e durante as obras os pais das duas corujinhas foram esmagados por um pesado bloco de pedra e as pequenas foram expulsas de seu lar.

Atordoadas com tanta luz foram encontradas por um bando de crianças que começaram a maltratá-las, mas graças a um velho professor que passava no momento elas foram salvas. O professor explicou aos garotos que não deviam fazer isso, e falou sobre as corujas e sua grande utilidade. Os meninos envergonhados pelo ocorrido deixaram as pobres em paz e foram embora. No entanto um dos rapazes, Jorgito, cujo o pai tinha uma ótica, ficou com pena dos animais e resolveu fazer para as duas um par de óculos de sol.

Pensativa logo correu a encontrar um esconderijo escurinha numa gruta e livrar-se o tal óculos que a incomodava. Porém Sarita aproveitou a oportunidade para conhecer o mundo diurno e foi procurar sua amiguinha Caburé. E a partir desse momento ela começa a viver muitas aventuras, junto com sua companheira. E para saber o que acontece e como acaba essa história, vão ler o livro.

Esse livro infantil é uma excelente escolha para qualquer criança que esteja aprendendo a ler e a gostar de ler, pois além de uma história, traz também uma lição de ecologia e respeito as coisas vivas.




Dados do Livro
Título: A Corujinha Curiosa
Autor: Ivan Engler de Almeida
Ilustrações: Gilson Grassi
Número de Página: 45
Editora: Editora do Brasil S/A
Coleção Brasília
Ano: não tenho idéia, mas é de antes de 1980, pois eu nasci em 75 e li esse livro por volta dos 7 anos.
Outros livros do autor:
"O tesouro de Joãozinho"
"O telefone de João de Barro"
"O peixinho sonhador"