quarta-feira, 5 de março de 2014

A Divina Comédia - Dante Alighieri...


Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia divide-se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Não há uma datação exata da obra, mas presume-se que tenha sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante. A Divina Comédia foi escrita em língua toscana - muito próxima do que hoje se designa por italiano - num registo vulgar, portanto, por oposição ao uso generalizado do latim na escrita erudita. Assim se tornou a obra fundadora da língua italiana moderna.

A edição que eu li foi da Clássicos da Abril que só tem a primeira parte da obra, chamada Inferno. Comprei ainda mais três livros sobre o autor: Por que Ler Dante, Dante Alighieri o poeta filósofo e A Divina Comédia em quadrinhos.

Fiz isso porque estava com muita dificuldade de ler o livro pelos seguintes motivos: é um livro escrito por volta de 1300 (época medieval), é todo escrito em versos e tem uma linguagem que não é mais usual hoje em dia.

Essa primeira parte conta a história de Dante que ao se perder em uma escura floresta, tenta subir uma colina, mas é impedido por três feras. Em seguida aparece a alma do poeta Virgílio que convence Dante a segui-lo em uma jornada pelo inferno, passar pelo purgatório para chegar ao paraíso onde o espera Beatriz, sua amada que havia morrido e que o esperava para mostra-lhe como era o paraíso.

É um livro válido para quem gosta de poemas, estuda literatura ou trabalha na área ou ainda gosta muito de clássicos. Aos demais mortais não creio que vá agradar tanto. confesso que gostei mais de saber sobre a vida de Dante do que sobre sua obra. Mas vale a leitura pelo menos do Inferno que é a parte mais interessante.

Blog: 
www.livrosemontanhas.blogspot.com.br/
FanPage Facebook:
www.facebook.com/LivroseMontanhas
Twitter: 
twitter.com/cintifofuxa
Skoob: 
www.skoob.com.br/usuario/878380