quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sobre Histórias de Fadas - J. R. R. Tolkien...


Esse livro curtinho traz um ensaio e um conto. No ensaio, Tolkien procura responder a três perguntas básicas: O que são histórias de fadas? Qual a sua origem? Para que servem?

Ele explica a diferença entre histórias de fadas e fábulas. Animais falantes podem fazer parte de algumas história de fadas, mas se eles são os personagens principais ou que representam ironicamente seres humanos e suas realidades, passam a ser fábulas. Para Tolkien fadas são seres naturais e histórias de fadas seriam as narrações de lendas e mitos de serem da natureza que possuem algum poder extraordinário ou não.

Qual a origem das histórias de fadas? Essa é uma pergunta mais difícil. Como explicar como surgem mitos e lendas? Mas basicamente Tolkien considera que elas foram criadas como um meio de recuperação, escape e consolo. E aqui já se responde em parte a terceira pergunta.

E também nesse caso ele considera errôneo achar que contos de fadas são só para crianças. Eles servem para qualquer idade, bastando considerar a faixa etária. assim como se pode escrever clássicos adaptados para crianças, também existem contos de fadas para adultos e o gênero fantasia pode ter tanta qualidade quanto qualquer outro.


É claro que o livro é bem mais complexo, traz muitas referências das influencias do autor e por isso mesmo vale muito a pena para quem quer entender melhor as obras dele. Porém é importante frisar, que um ensaio é quase como um estudo acadêmico, então apesar de fino é um livro que precisa ser pensado e analisado e até mesmo criticado se realmente se concorda com o que ele expõe. O que são histórias de fadas para você? Há muito mais para se descobrir nesse ensaio.

Já o conto Folha por Niggle começa fazendo sentido, mas termina meio enevoado. Conta a história de Niggle (que não sei porque me fez muito lembrar um hobbit), um pintor que se vê mau humorado por não conseguir terminar seu quadro antes de fazer uma certa viagem que ele sabe que tem que fazer, mas não o quer antes de terminar a pintura. Porém a toda hora aparece alguém lhe pedindo para ajudar ou fazer algo. Apesar de rabugento, tem um bom coração e não consegue recusar o favor, mas fica irritado por interromperem seu trabalho.


Acontece uma situação envolvendo seu vizinho Parrish, que ele demora para ajudar em determinada coisa. E ele acaba sendo acusado de não ajudar as pessoas e seu quadro em consequência acaba sendo usado de uma maneira, digamos bem indigna. É nesse dia alguém vem buscá-lo, porque ele precisa fazer a viagem, precisa pegar o trem, mas como ele ficou enrolando para arrumar suas coisas por causa do quadro, acaba sendo levado contra sua vontade, mas resignado (pois sabia que tinha que ir) sem ao menos levar qualquer coisa sua.

Ele vai para um lugar obscuro, onde tem que trabalhar arduamente sem ver a luz do sol e precisa fazer um exame de consciência sobre sua vida e ações, até o dia em que decidem que ele pode sair. Contudo na viagem ele não volta para casa, mas sim para um lugar que ele reconhece como seu quadro.

A história é bem confusa no final e deixa várias interrogações. Para onde ele foi? Para onde ele voltou? Era um sonho? Ele tinha morrido? A final do livro fiquei pensando se a tal viagem que ele sabia que tinha que fazer era para o outro mundo, ou seja, ele tinha que morrer como todo mundo faz um dia. E apesar de saber que Tolkien era ateu, dá até pra pensar no lugar obscuro em que ele estava era o purgatório e que a viagem de volta era depois de julgamento, uma viagem até o paraíso, nas montanhas! É um fim com várias interpretações. Você tem que ler para ter a sua.

E uma pergunta final... Folha por Niggle é uma história de fadas? Porque seria?

Livro: Sobre histórias de fadas e Folha por Nigle
Autor: J. R. R. Tolkien.
Tradução: Ronald Kyrmse.
Ilustrações: John Tenniel.
Número de Páginas: 317.
Editora: Zahar.
Data de Publicação: 1964.
Data da Edição: 2006.

Blog: www.livrosemontanhas.blogspot.com.br/
FanPage Facebook: www.facebook.com/LivroseMontanhas
Twitter: twitter.com/cintifofuxa
Skoob: www.skoob.com.br/usuario/878380