quinta-feira, 13 de março de 2014

O Fotógrafo - Guibert, Levévre e Lemercier...



O fotógrafo - uma história no Afeganistão, é um livro que mistura texto, fotos e desenhos para contar a primeira viagem de Dider ao Afeganistão e, 1986, com a missão de fotografar o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras no Badaquistão, região no norte do Afeganistão. 


São três volumes com um pouco mais de 80 páginas cada, publicado pela Conrad, com tradução de Dorothée de Bruchard.

No primeiro volume Didier Lefévre conta sua saída de Paris até Peshawar no Paquistão e de lá a travessia clandestina da fronteira para o Afeganistão por caminhos inóspitos para fugir das áreas de batalha e bombardeios, pois o país estava em guerra com a (antiga) União Soviética. Era a década de 80. No segundo volume continua a saga para chegar no objetivo final e depois de cumprido, Dider decide voltar sozinho para o Paquistão. O terceiro volume conta como se dá essa volta. A história foi vivida, fotografada e contada por Didier Lefévre, escrita e desenhada por Emmanuel Guibert e diagramada e colorida por Frédéric Lemercier.


É uma história comovente de um país em guerra, com um povo que sofre privações o tempo todo, mas mesmo assim não deixar de sorrir e resignar-se a sobreviver. Perdidos entre desfiladeiros vertiginosos, muitos vilarejos ficam isolados em algumas épocas do ano. As terras áridas tiram o suor de cada trabalhador para obter o mínimo para continuar a vida. Caravanas e mais caravanas aproveitam a época das boas estações para ir de um lugar ao outro comerciando e estocando para o inverno quando não terão mais uma mobilidade segura. E isso tudo piorado pela guerra. A MSF passava meses atravessando montanhas, carregando medicamentos e equipamentos para levar ajuda humanitária as vítimas.


Os quadros mostrados por Didier da vida da população pobre (que é a maioria) são impressionantes e muito emotivos. A organização Médicos Sem Fronteira faz um trabalho maravilhoso e heróico para levar alívio para uma população encurralada entre guerras e batalhas as quais não escolheu participar, mas da qual precisam se defender.

É um relato cativante e bastante esclarecedor de um pedacinho da história daquela região maltratada por guerras, invasões, imposições... É também importante para apagar o esterótipo que se tem do povo afegão, um povo acolhedor e generoso que só quer o direito de viver conforme suas convicções.

Livro: O Fotógrafo - 3 volumes.
Autor: Didier Lefévre, Guibert e Lemercier.
Número de páginas: 266 (os 3 volumes juntos).
Editora: Conrad.
Data de Publicação: 2003.
Data da Edição: 2010.

Blog: 
www.livrosemontanhas.blogspot.com.br/
FanPage Facebook:
www.facebook.com/LivroseMontanhas
Twitter: 
twitter.com/cintifofuxa
Skoob: 

www.skoob.com.br/usuario/878380