quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Lendo Os Miseráveis de Victor Hugo...

Parte 1

Parte 2



Esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean, o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. 

Mas também conta a história de vários outros personagens tão fabulosos quanto Jean, como o personagem que conhecemos no começo do livro, o bispo Myriel.

Temos também a história trágica da pobre Fantine e sua fihinha Cosette, deixada aos cuidados dos malvados Thérnadiers. Da família Thérnadier nem todos são maus, apenas vítimas da miséria e nela encontraremos as duas meninas filhas do casal e uma delas (Éponine) será muito importante na história de Marius. Esse um rapaz educado pelo avô monarquista, mas que depois de descobrir a história do pai que foi um herói bonapartista, converte-se ao Bonapartismo para em seguida, ao fugir de casa e fazer novos amigos, pende para o lado republicano. Traz também muito sobre a história da França e algumas críticas a sociedade e a religião. 

Dando sequencia ao primeiro vídeo em que falei sobre o início da minha leitura de os Miseráveis, onde falei um pouco sobre os personagens, O bispo Sr. Miryel, Jean Valjean, Fantine, Cosette e os Thérnadiers, nesse continuação teremos outros personagens fantásticos. Entre eles o Gavroche um garoto de rua que não distingue muito bem entre o bem ou o mal, mas escolhe entre o que ele acha certo ou errado, tem um coração de ouro e ainda quer lutar e morrer por ideias e ideais. E entre todos esses personagens principais há inúmeros outros de grande validade e trazem histórias paralelas emocionantes. O livro tem um final triste, mas que cabe bem na história. 

Claro que intermediando essas muitas histórias fictícias, Victor Hugo também conta sobre a França, sua política, seus heróis, seus vilões, a gíria do linguajar popular, a história dos esgotos de Paris desde a Idade Média, fala sobre da religião na França, as injustiças sociais e como o sistema judiciário funcionava.

Só teve um ponto que me deixou curiosa, o que aconteceu com os dois pobre garotinhos irmãos de Gavroche perdidos nas ruas de Paris???

Os Miseráveis é um livro inquietantemente.

INCREVA-SE no Canal do youtube: Livros e Montanhas!
E clicando no símbolo de engrenagem, 
marque enviar atualizações, assim você 
recebe aviso no seu email de todos os 
vídeos que forem postados!

FanPage Facebook: www.facebook.com/LivroseMontanhas
Twitter: twitter.com/cintifofuxa

Skoob: www.skoob.com.br/usuario/878380