quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ilusões Perdidas - Honoré de Balzac...



Nossa história começa com o velho e avarento Séchard, que na volta de seu filho de Paris, onde tinha ido estudar, resolve se aposentar e cuidar de suas vinhas numa casa no campo. Mas avarento como é usurpa o direito do filho sobre a herança deixada pela mãe e passa sua velha tipografia já quase falida para o filho num regime de sociedade, onde só o pobre David trabalha e tem que repassar ao pai uma parte.

David é um jovem de coração grande que perdoa todas as doidices do pai vendo nele apenas um velho cansado e analfabeto que fez todo o possível para educar o filho. Muito agradecido leva uma vida difícil tentando manter a tipografia que tem uma concorrente muito forte, mas que sem ele saber o mantém mesmo capenga para não ter uma outra concorrência mais dinâmica e criativa de um novo dono.

Um dia David conhece um jovem poeta de nome Lucien Chardon e além da grande amizade que nasce entre eles David acaba por apaixonar-se pela irmã de Lucien, a adorável Éve Chadon. Lucien muito mimado por sua mãe e sua irmã tinha como pai um boticário que já havia morrido e do qual tinha muita vergonha porque não tinha procedência nobre como a mãe que era uma Rubempré. Esse jovem ambicioso tinha por ideal ascender na sociedade e adquirir o direto de fazer parte da nobreza.

Então viu essa oportunidade surgir quando apaixonou-se pela Sra. de Bargeton, que apesar de casada tomou Lucien como seu protegido. Porém Lucien tinha um inimigo desconhecido, du Châtelet também apaixonado por Louise, a Sra de Bargeton. Du Châtelet fará de tudo para afastar Lucien e armará uma situação escandalosa para tentar separá-los. Contudo Louise que não é boba nem nada, manda o marido para a casa do pai em uma fazendo próxima e se manda pra Paris, deixando um bilhete para Lucien encontra-la no meio do caminho e viverem seu grande amor na capital. No entando Du Châtelet que cuidou para que ninguém desconfiasse da armação do escândalo, se faz de amigo do casal e também vai para Paris. Lá ele faz questão de mostrar o quão diferente são os mundos de Châtelet e Louise do de Lucien o que faz com que ela comece a desdenhar do pobre jovem. Lucien também não fica para trás vendo que há mulheres e senhoras mais bonitas, elegantes e poderosas que a Bargeton. No entanto é Louise que aconselhada por Châtelet coloca Lucien de escanteio.

Lucien se sente traído e acaba ficando na miséria em Paris. Para sobreviver ele vai tentar vender suas obras. Nesse meio tempo David acaba por casar-se com Éve em Angouleme e passa por um bom aperto por ter que mandar algum dinheiro de emergência para Lucien em Paris.

Na capital o jovem poeta vai conhecer Daniel Arthez e através dele um grupo de amigos poetas, escritores e afins. Mas influenciado pela vontade de vingança e pela má companhia que arruma fora do grupo do Cenáculo, de um jornalista de nome Lousteau, acaba por entrar para o jornalismo, que na época era muito mau visto pelos artistas porque não tinham escrúpulos ao destruir ou elevar a reputação de qualquer um de acordo com seus desafetos. Usavam o jornalismo das mais diferentes formas para conseguir seus objetivos.
E o jovem e ingênuo Lucien achando que com seu talento podia ser o melhor dentre todos, acaba por embarcar numa vida de esbanjamento sem limites, e vai conhecer o sucesso e reconhecimento e depois a rejeição e a miséria.

Balzac é um pouco menos prolixo que Victor Hugo, mas tem uma ironia afiada. Nesse livro ele vai desmascarar a vileza do jornalismo que se fazia na França, as picuinhas políticas, os ardis da sociedade. Vai mostrar como as pessoas de boa índole e talento perdem suas ilusões para uma sociedade cheia de vícios e ambições desmedidas e dificuldade de continuar com suas convicções puras em meio a tanta falsidade, corrupção, vaidades...

O que me irritou um pouco no livro foi o final, que apesar de não ser dos piores para os mocinhos, deixou os vilões sem nenhuma punição, pelo contrário até que se deram bem. Mas no geral é uma ótima obra, um pouco arrastada no começo quando o autor situa o leitor na sociedade, como ela funciona e quem são seus personagens, mas que depois deixa o leitor ansioso, exasperado, indignado, temeroso... enfim desperta diversos sentimentos em relação aos seus personagens. Realmente uma grande obra.

INCREVA-SE no Canal do youtube: Livros e Montanhas!
E clicando no símbolo de engrenagem, 
marque enviar atualizações, assim você 
recebe aviso no seu email de todos os 
vídeos que forem postados!

FanPage Facebook: www.facebook.com/LivroseMontanhas
Twitter: twitter.com/cintifofuxa
Skoob: www.skoob.com.br/usuario/878380