sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Os Sofrimentos do Jovem Werther – J. W. Goethe...


A primeira vez que li esse livro foi uma versão de livro miniatura e para dar seguimento ao meu Projeto de ler a Coleção Clássicos da Abril resolvi reler nessa edição linda de capa de tecido, pra ver se havia alguma diferença. Porém não, o livro em miniatura traz o mesmo texto integral da história.

Werther é um jovem que resolve passar um tempo no campo. É um jovem deslumbrado com a natureza do lugar, com as pessoas, com a vida. Até o dia em que conhece Charlotte em uma festa. Mesmo sabendo que ela é noiva ele acaba se envolvendo e apaixonando-se por Lotte e acaba entrando num mundo sem volta de conflitos até um desfecho trágico.

Na época em que foi escrito, esse livro inspirou muitos outros autores e também muitos jovem que acabaram por cometer suicídio. Ao mesmo tempo que você entende o sofrimento de Werther você tem vontade de dar uns tapas na cara dele para ver se ele acorda pra vida. Mas como a história se passa numa época de muito romantismo, onde existia o “mau do século”, compreende-se perfeitamente os atos, reações e impulsos do pobre rapaz.

O mais interessante foi descobrir na pequena biografia do autor que Goethe passou por uma situação parecida de apaixona-se por uma mulher noiva de outro homem, e sua saída foi escrever o livro ao invés de morrer de amor!

Um livro impressionante, que te faz sentir inúmeras emoções no decorrer da história e também reprovar algumas atitudes de Werther, por sabermos que não terminará bem.


O livro inteiro é escrito por meio de cartas que Werther escreve a um amigo, ou até mesmo a Lotte e outros e alguns comentários da pessoas que reuniu as cartas para contar a história desse jovem romântico. Muito fácil de ler e rápido com certeza é uma leitura agradabilíssima e uma boa opção para começar a ler clássicos. No entanto faço uma ressalva, que não leia o livro se estiver em um período depressivo, pois não fazer bem a alma.

Coleção Clássicos da Abril nº 07
174 páginas.