quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Ilha do Tesouro – Robert Louis Stevenson


A primeira edição que li da Coleção Clássicos da Literatura Juvenil foi A Ilha do Tesouro, editada em 1971 recontado por Ecy Aguiar Macedo em 189 páginas e Ilustrado a carvão por Walter Hune, as ilustrações são bonitas e em preto e branco. A obra original conta de 240 páginas. 

A outra edição desse mesmo livro, da coleção O Prazer da Literatura, é traduzido e adaptado por Tamara Vivian Katzenstein e ilustrado por Tabet e tem belas ilustrações coloridas. Devo fazer um vídeo para mostrar esses detalhes. Aconselho aos que não curtem muitas descrições que leiam uma versão recontada ou adaptada até estar preparado para a versão original da obra, assim vão curtir mais.

Veja o vídeo com a diferença entre as duas edições:




A obra
A história contada por um menino de 12 anos chamado Jim Hawkins, se passa na Inglaterra do século XVIII ou XIX e narra as aventuras desse personagem ao ver-se envolvido por uma busca ao tesouro do famoso pirata Capitão Flint. 

Os problemas começam quando um estranho misterioso chega a hospedaria dos pais de Jim. Na verdade era o pirata Bill Bones, que fugindo de outros piratas leva consigo o mapa do tesouro de Flint. Logo aparecem os outros piratas reivindicando sua parte, e entregando a Bil a “mancha negra” e dando um prazo para que o mapa fosse entregue. Mas no desenrolar da história Bill morre devido a saúde precária antes que os outros consigam colocar as mãos no mapa que acaba caindo nas mãos de Jim. 

Com o auxílio de dois amigos mais velhos, um médico (Dr. Livesey) e um nobre cavalheiro (Lorde Trelawney) ele parte para uma grande aventura atrás do esconderijo. Mas depois de armarem um navio (o Hispaniola), no meio da viagem Jim e seus amigos descobrem que o dúbio cozinheiro John Long Silver está tramando um motim para se apoderar do tesouro quando for encontrado. E então a história se desenrola com muitas reviravoltas de tirar o fôlego e percebemos que esse personagem inusitado e complexo (Silver) nos faz ficar em dúvida se é bom ou mau, chegamos a sentir uma certa pena dele. 

A história recontada prende muito por ter muitas partes descritivas sobre navios e manobras extirpadas do texto, o que contribui com a fluidez do texto, sendo muito indicado para jovens que normalmente não tem muita paciência para essas partes. E também para os mais crescidos que gostam mais de ação do que de descrição.

Ler esse livro é quase como assistir a sessão da tarde na TV, aqueles filmes que a gente adora (eu pelo menos gostava) de sentar pra ver depois da escola. Ele me fez lembrar muito dos filmes da série Os Piratas do Caribe (mas sem a graça e a fofura do Jack encarnado pelo Johnny Deep). 

Essa obra do Stevenson foi escrita em 1883 e inspirou outros escritores, cineastas e histórias em quadrinhos. A principal adaptação para o cinema é da Walt Disney, de 1950 (http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/a-ilha-do-tesouro/id/4712), inclusive o mega sucesso de Os Piratas do Caribe tem como inspiração várias partes da história de Stevenson. É o livro que construiu o estereótipos dos piratas de olho de vidro e perna de pau e com um papagaio no ombro, e vive até hoje na nossa imaginação e em nossas histórias infantis.

O autor
As duas edições divergem sobre a vida do autor. Uma diz que ele estudou engenharia naval, mas bacharelou-se em Direito e a outra diz que ele abandonou a faculdade de Engenharia pouco depois de matricular-se para se dedicar aos livros. De qualquer forma Stevenson é um escritor escocês que nasceu em 1850 e morreu na Polinésia em 1894. Portanto viveu nesse mundo por apenas 44 anos. Iniciou sua carreira literária publicando um panfleto anônimo (The Pentland Rising) e uma série de ensaios na Revista The Cornhill Magazine.

Aos 33 anos escreveu A Ilha do Tesouro e foi aclamado como um dos melhores autores da literatura mundial, tornando-se famoso e elogiado no mundo todo. Três anos depois escreveu outro sucesso “O Estranho caso do Dr. Jeckill e Mr. Hyde”, mais conhecido entre nós como O Médico e o Monstro.

Obras principais:
In the south Seas (Viagens aos Mares do Sul)
New Arabian Nights (Novas Mil e uma Noite)
Treasure Island (A Ilha do Tesouro)
The Black Arrow (A Flecha negra)
The Master of Ballantrae (O Senhor de Ballantrae)
Kidnapped (Raptado)
The Stange Case of Dr. Jeckill and Mr. Hyde (O médico e o monstro)

Video resenha:

Resenhas:


Um comentário:

  1. Livro divertido e cheio de aventura. Leitura rápida e gostosa que é mesmo que está assistindo ao filme. Quem não leu tem que ler sim.

    ResponderExcluir