sexta-feira, 12 de abril de 2013

Palavras Difíceis...


Assistindo ao vídeo do Luis do Canal Ler ou não Ler, sobre o livro a Ilha do Tesouro ele citou a dificuldade que encontrou com algumas palavras do texto escrito em "mil e oitocentos e guaraná com rolha".

Isso me fez lembrar meu tempo de colégio, quando tive que ler o livro O Alienista, de Machado de Assis, na quinta ou sexta série (não lembro, eu tinha uns 12 ou 13 anos) para fazer um resumo para a aula de Português.

Lembro que tive muita dificuldade de entender o livro por conta do meu escasso vocabulário e tive que ler o coitado umas três vezes para conseguir entender do que se tratava. Ainda bem que ele é fino. foi um sufoco, mas eu consegui. Penso até em relê-lo novamente para ver como me sinto em relação a ele hoje em dia.

Bem, então fiz esse post para perguntar pra vocês que me lêem. Se é que alguém aí me lê. Qual foi o livro mais difícil de entender que você já leram ou que tinha mais palavras desconhecidas do seu vocabulário? Conta pra mim aqui nos comentários ou como um vídeo resposta ao meu. Vou adorar ouvir sua história.

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar, você está linda, linda, linda e cintilante!!! E eu estou morrendo de saudade!

    Quanto ao livro, além de Machado de Assis, um livro que tive um pouco de dificuldade foi A rebelião de Lúcifer do J. J. Benítez, mas li quando era muito novinha... depois de um tempo, li de novo, e foi tranquilo!
    Beijocas flor..

    ResponderExcluir
  2. Olá Cinti, saiba que você tem seguidores sim e continui escrevendo que continuaremos lendo e comentado. Bem, o livro que mais tive dificuldade de entender foi O Que é Historia de Edward Carr. Um livro do curso de história, que apesar do nome simples, é muito teórico e precisei ler e voltar várias vezes ao início de alguns parágrafos para poder entender e ainda assim ficava com dúvida se era aquilo que achava que tinha entendido. Esse foi pedreira! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cintia! Um barato a ideia de reunir montanhas e livros num lugar só.
    Em relação aos livros, não vou dizer da dificuldade da leitura das obras de alguns autores da minha graduação (Direito), vou me ater a literatura mundial, mais especificamente duas obras, uma de imensurável importância na cultura brasileira e outra que se tornou um marco nas histórias do gênero e posteriormente deu origem ao filme que mais Academy Awards recebeu (junto a Ben-Hur e Titanic).
    Sem mais delongas,acredito que os livros mais complicados que eu li foram "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa e "The Lord of the Rings" (obra completa) de J. R. R. Tolkien, em português e inglês, respectivamente. Foram batalhas nas quais eu entrei desarmado e saí com um grande poderio bélico. Foram leituras realmente muito enriquecedoras!
    Um beijo e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo, que bom que gostou da ideia e melhor ainda que veio comentar comigo. Não é muito fácil encontrar gente que goste de falar sobre livros. Eu não tive muita dificuldade com O Senhor dos Anéis,acho que porque li O Silmarillion e o Contos Inacabados primeiro, o que me ajudou a acostumar com a escrita de Tolkien. Mas é uma obra para se reler sempre e encontrar coisas novas que escaparam a percepção. Quanto a Grande Sertão Veredas, ainda não li e vivo enrolando pra ler justamente porque já muita gente acostumada com clássicos arrastar essa leitura. Guimarães adorava inventar palavras e descrever então tem que estar com espírito e alma formados (como diz a Ju do O Batom de Clarice) para lê-lo (risos). Bjs e obrigado pela visita.

      Excluir