quarta-feira, 26 de março de 2014

Alice - Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá...



Sentada no jardim Alice vê um coelho passar a sua frente correndo, não parecia inusitado, mas quando o coelho tira um relógio do bolso e começa a reclamar que está atrasado, ela não se contem e vai atrás do animal. Porém ao se debruçar na toca por onde o coelho entrou, Alice se desequilibra e cai, cai, cai, cai... cai parecendo uma eternidade e quando já se acostumava a estar caindo ela chega a um mundo estranho e diferente: o País das Maravilhas.

A partir de então menina vai protagonizar histórias fantásticas que parecem sem pé nem cabeça, mas são nos sonhos. Coisas incríveis, diálogos inverossímeis e personagens inusitados ganham vida nesse mundo e levam Alice de um lado a outro, crescendo e diminuindo de tamanho, quase afogando-se num lago de lágrimas (suas por sinal), conversando com animais, encontrando reis e rainhas e exércitos com formatos de cartas de baralho. Ela também conhece um gato diferente, que pode aparecer apenas pela metade, somente os olhos, ou somente a cabeça, aparecer e desaparecer a toda hora sem aviso. Tenta tomar chá com o Chapeleiro e a Lebre, mas acaba zangando-se. Enfim uma infinidade de absurdos acontecem e a fazem refletir se ela está sonhando. Algo que o leitor vai saber se sim ou não no final. Esse é o primeiro livro.

Depois segue a sequencia a "Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Alice está em sua sala brincando com a gatinha quando começa a contar uma história para o animalzinho sobre o que pode haver atrás do espelho. Ela diz que há uma sala igualzinha a que estão, mas que tudo lá é do contrário. Ao tentar provar para a gatinha a veracidade do fato ela acaba por atravessar o espelho. Sua imensa curiosidade a leva a explorar o lugar e ao sair para o jardim se vê novamente num mundo surreal cheio de coisas sem muito sentido. Acaba por descobrir que está em um jogo de xadrez e que precisa se tornar rainha para voltar para casa.

Li a edição pocket de luxo da Zahar, que acredito seja uma versão integral apesar de ser pequeno e não muito grosso. Já tinha lido a versão da Coleção "Clássicos da Literatura Juvenil" da Editora Abril, adaptada por Monteiro Lobato em 176 páginas, com as duas histórias.

Essa história infantil é bastante enganadora, cheia significados é um livro para crianças se divertirem com o nonsense ou para adultos interpretarem significados. É uma obra genial.

A ideia surgiu quando Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo de Lewis Carrol fazia um passeio de barco com três pequenas irmãs, uma delas é Alice Linddell, de 10 anos. Segundo o poema que inicia o livro, as três meninas imploraram para que ele contasse uma história para elas e uma delas exige "que não tenha pé nem cabeça!" E assim surgiu a história de Alice.


Acho a história fabulosa, parece sem pé nem cabeça, mas é como nos sonhos. No sonho as coisas parecem não fazer sentido, mas na verdade são nossas memórias e experiência se organizando em nossa mente para que no futuro possam ser usadas com sentido e utilidade. Isso sem falar das trilhões (desculpe os exageros) de interpretações que se pode fazer do texto. Porém prefiro ler no contexto de um sonho, pra que complicar, é a história de uma menininha sonhando coisas inventadas e desfrutando da imaginação. Ótimo para divertir. É disso que as crianças pequenas gostam, fantasia, assombro, deslumbre... é essa magia que faz a vida mais colorida, menos tediosa.




Livro: Alice - Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá...
Autor: Lewis Carroll.
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges.
Ilustrações: John Tenniel.
Número de Páginas: 317.
Editora: Zahar.
Data de Publicação: 1865.
Data da Edição: 2010.






Livro: Alice no País das Maravilhas e Alice no País do Espelho
Autor: Lewis Carroll.
Adaptação: Monteiro Lobato.
Ilustrações: LIla Figueiredo.
Número de Páginas: 176.
Editora: Abril Cultural.
Data de Publicação: 1865.
Data da Edição: 1972.

O autor:


Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll, nasceu em janeiro de 1832 e morreu em Janeiro de 1898. Foi romancista, poeta e matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford, e é mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas.

Além de tratados matemáticos, livros de lógica, adivinhações e jogos, Lewis Carroll ainda escreveu Alice através do espelho, outra história famosa que envolve a mesma personagem em situações que exploram a linguagem simbólica e mostram os limites dessas formulações, assim como acontece com Alice, ao reclamar da forma repentina de apa­recer e desaparecer do Gato: dessa vez, ele desaparece bem devagar­zinho, começando pela cauda e acabando pelo sorriso. Alice no país das maravilhas reaviva em crianças e adultos a condição infantil, onde o sonho se confunde com a realidade.

Blog: www.livrosemontanhas.blogspot.com.br/
FanPage Facebook: www.facebook.com/LivroseMontanhas
Twitter: twitter.com/cintifofuxa
Skoob: www.skoob.com.br/usuario/878380

Nenhum comentário:

Postar um comentário